quinta-feira, setembro 14, 2006

Não sou IMORTAL.

Quer dizer, tenho a secreta esperança de que a vida me desminta, mas sou muitas vezes, obrigada a reconhecer que se me virarem de pernas para o ar e olharem bem para as plantas dos pés, lá algures, está carimbado um prazo de validade.
E sinceramente, também pressinto que não queria viver, viver, viver... embora confesse que o meu ritmo cardíado acelerou uns "bites" quando percebi que, ao que se tem visto por aí... tenho fortes probabilidades de EXPIRAR antes da carta de condução da minha filhota que tem 3 aninhos....

Decididamente... acho que morrer me assusta menos do que a morte das pessoas de quem gosto, até porque provavelmente é uma realidade impossível de imaginar (nunca morremos antes do tempo!...) - todos nós já passamos pela experiência de ver desaparecer algúem querido, e sabemos que dói, mas dói mesmo a sério!

Engraçado... mas se eu imaginar uma lápide com o meu nome, no meio de um relvado verde, e aquele céu azul, até me dá um certo consolo... a ideia de envelhecer e perder capacidades assusta-me! - Como também me assusta a ideia de sofrimento e de dependência...
Não me venham cá dizer que envelhecer perdendo algumas das nossas capacidades vitais é bonito!!!! Tá bem, faz parte da vida! Eu sei que faz... e gosto de ver aquelas pessoas com 70, 80, 90 e tal anos cheias de vida e coisas pra nos ensinar! Nunca disse que não gostava de pessoas mais velhotas.... só que a realidade é esta:

... não há mesmo volta a dar! Envelhecemos, ponto final. Perdemos capacidades, ponto final. A máquina vai ficando mais perra e empenada e ponto final.
Só que aceitar que assim é... permite-nos desenterrar a cabeça da areia e tomar consciência de que precisamos urgentemente de preparar a nossa velhice!

Não vale a pena perder a paciência, por dá cá aquela palha... viver a vida e aproveitar todos os bons momentos que nela surgem.... não ter medo de arriscar... é mesmo tudo o que nos resta.
... há males que vêm por bem!
... às vezes levamos na cabeça porque andamos com ela exposta...

.... ficamos tristes? magoados? desiludidos ? incrédulos? surpreendidos? - talvez

... Mas o bom da vida também é ter surpresas de vez em quando...
.... às vezes .... elas são é más.